Smartphone com o Android Lento? Veja o que fazer

Aprenda 5 passos para ter seu smartphone com o Android funcionando novamente

Hoje temos um computador na palma de nossas mãos e podemos fazer praticamente tudo com nosso smartphone,desde a verificação de e-mail, navegar por sites na internet e até mesmo controlar a televisão e o microondas. Como essa tecnologia tornou tão prática essas tarefas não é mesmo?

Mas como toda essa facilidade e tecnologia, usuários que tem smartphones rodando o Android enfrentam um problema de perda de desempenho, isso se deve a própria utilização. Mas não se preocupe, abaixo listo 5 etapas para resolver essa lentidão e ter seu smartphone rodando o Android redondo novamente.

smartphone-android-lento-1

 

1 – Desinstalar todos os aplicativos que não são usados

É comum fazer o download de um aplicativo ou jogo e usá-los uma ou duas vezes, e esquecer que eles estão instalados no Android. Mesmo que esse apps não sejam usados, eles continuam instalados, ocupando espaço e consumindo a memória do smartphone e com isso deixando o Android lento.

Faça a desinstalação de todos os apps instalados no smartphone e que não estão sendo usados. Nos smartphones que rodam Android vá em CONFIGURAÇÕES / APLICATIVOS, na aba BAIXADOS faça uma verificação dos aplicativos listados lá e os apps que julgue não ter utilidade, clica sobre ele e após clique em desinstalar. Com esse procedimento você estará excluindo os  aplicativos inutilizados do Android.

2 – Limpar o espaço de armazenamento do dispositivo

Depois de algum tempo, você vai encontrar um monte de “lixo” armazenado em seu smartphone e isso deixa o Android bastante carregado. É comum ter uma quantidade enorme de imagens salvas na memória do smartphone, muitos aplicativos salvam as imagens nas galerias do Android como o Whatsapp e outros e também temos o costumo de tirar muitas fotos parecidas e escolher apenas uma, mas as outras fotos estão armazenadas na memória.

Para apagar as imagens, vá até o aplicativo de galeria e faça uma varredura de todas imagens e vá excluindo as que não são mais uteis para você. Vá também até a pasta download, nesta pasta é onde ficam armazenadas as imagens baixadas pelos aplicativos de bate-papo.

3 – Esvazie o cache do seu smartphone

Armazenamento de cache é um recurso usada pelos apps para agilizar a navegação, esses aplicativos salvam algumas informações em arquivos temporários, garantindo que em um acesso posterior elas sejam carregadas de forma mais rápida. O problema é que depois de um tempo isso acaba acumulando arquivos demais, pesando no sistema.

Para resolver esse problema é muito simples. No seu smartphone rodando Android, vá até CONFIGURAÇÕES / ARMAZENAMENTO procure a opção DADOS EM CACHE, selecione essa opção e depois clique em ok para finalizar o procedimento.

Aprenda a proteger seu Android contra o vírus STAGEFRIGHT. clicando AQUI.

4 – Fique atento ao Cartão SD

Nem todos smartphones que rodam Android veêm com cartão SD instalado, e com o intuito de aumentar a capacidade de armazenamento dos smartphones, inserimos cartões SD, mas algumas das vezes esses cartões estão lotados ou com problemas. O recomendado é que ao inserir o cartão /sd no dispositivo é fazer um backup dos arquivos que se encontram salvos no cartão, após isso,, faça uma formatação desse cartão e volte com seus arquivos para ele.

Lembrando que dadoos de jogos e aplicativos instalados no cartão SD poderam ser perdidos, pois arquivos já instalados no Android não tem como ser copiados, apenas arquivos, imagens, música.

Para fazer a limpeza do Cartão SD vá em CONFIGURAÇÕES / ARMAZENAMENTO / APAGAR CARTÃO SD e depois selecione OK.

5 – Depois dos 4 passos feitos e mesmo assim seu Android continua lento, faça um Backup de todos seus dados e formate seu smartphone voltando para as configurações de fábrica

Se depois de seguir e ter feito os 4 passos descritos acima e o Android do seu smartphone ainda está lento e demorando muito para executar aplicativos, rodar vídeos e abrir imagens,faça um backup geral dos seus arquivos armazenados no seu smartphone como fotos, imagens em geral, documentos, músicas, vídeos, etc, passando tudo para um computador atráves do cabo USB e usando um programa específico e restaure seu smartphone para as configurações de fábrica. Fazendo isso seu smartphone ficará “novo” com os aplicativos e a versão do Android original de quando chegou até você.

smartphone-android-lento

Para fazer esse reset, vá em CONFIGURAÇÕES / FAZER BACKUP E REDEFINIR e RESTAURAR PADRÃO DE FÁBRICA.

Adicionar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *