Google fez cinco anúncios importantes

A conferência Google I/O 2015 trouxe diversas novidades ao mercado. O número de anúncios foi intenso e tocou diferentes frentes estratégicas à gigante de buscas. A companhia apresentou novos recursos para desenvolvedores, um sistema operacional orientado à Internet das Coisas, uma ferramenta de pagamentos móveis e diversas outras inovações. Confira os cinco anúncios apresentados pelo Google.

conferência Google I/O 2015

Android M

A nova versão do sistema operacional móvel da Google deve chegar ao mercado em breve. O Android M foi revelado com a promessa de garantir mais velocidade e desempenho, além de diversos novos recursos. Uma das novidades do software é o suporte nativo a sensores de impressões digitais, o que indica hardware biométrico a caminho. O sistema também traz algo que a provedora chamou de Doze, recurso que eleva o tempo de duração da bateria.

Pay

A Wallet nunca atingiu o sucesso que a Google esperava. Agora a companhia reforça a estratégia com o Android Pay, semelhante a abordagem da Apple, que introduziu o conceito no ano passado. A solução da gigante de buscas rodará em qualquer smartphone que embarque a versão KitKat de seu sistema operacional para realizar pagamentos móveis.

Projeto Brillo

Internet das Coisas é a próxima grande onda do mundo de TI. A Google coloca dois pés nesse campo com o Project Brillo, uma plataforma que chega com a ambição de ser o sistema operacional de IoT. A tecnologia será capaz de rodar em dispositivos de baixo poder computacional e comunicar-se com outros aparelhos. Uma particularidade interessante é que o software, aparentemente, será capaz de entender contextos. No momento, a tecnologia tentará tornar casas mais inteligentes. O SO também entenderá comandos de voz.

Maps off-line

A companhia anunciou que seu serviço de mapas, finalmente, ganhará capacidade de responder a buscas off-line. Isso será especialmente valioso aos usuários, especialmente, em países onde a conexão à internet não é tão abundante (ou extremamente cara).

Play mais amigável aos desenvolvedores

A Google dedicou bastante espaço no I/O para endereçar mensagens de incentivo aos profissionais que criam aplicativos móveis orientados a suas plataformas. Nessa frente, uma questão de particular interesse foi o movimento da gigante de buscas em dar mais autonomia a programadores, para que controlem recursos em sua página na Google Play. O que isto significa, na prática, é que os desenvolvedores de software ganharão ferramentas para alavancar seus apps.

Adicionar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *