Estudos apontam que jogar videogame pode aperfeiçoar visão e aumentar a aprendizagem

Jogar videogame pode aperfeiçoar capacidade visual e aumentar as chances de aprendizagem

Você é do tipo que adora passar horas diante da televisão se divertindo com um bom videogame? È um daqueles que não larga um jogo novo até fechar todas as fases? Então, essa notícia é para você mesmo!

Um estudo elaborado pela Universidade de Brown, localizada nos Estados Unidos da América, chegou a conclusão que jogar videogame pode aumentar os talentos visuais e aprimorar a qualidade de aprendizado das pessoas.

Descobertas do estudo sobre videogame

jogar videogame

De acordo com reportagem do site Olhar Digital, os cientistas que realizaram a pesquisa afirmaram que pode ser que a enorme quantia de imagens que os jogadores acostumados a games são expostos no decorrer do anos auxilie a aprimorar os mecanismos de consolidação no cérebro, principalmente, as capacidades visuais desenvolvidas.

Todavia, os resultados apresentados não chegaram a comprovar a necessidade de se jogar videogame para que ocorresse essa melhora na capacidade de aprendizado ou se as pessoas com uma habilidade inata para aprender se transformam em jogadores, já que consideram a experiência com os jogos satisfatória.

Pensamento dos autores do estudo

“Muitas pessoas ainda veem os jogos de vídeo como perda de tempo, mesmo que a ciência esteja começando a mostrar seus benefícios”, explicou em entrevista a imprensa especializada, um dos idealizados da pesquisa cientifica, Aaron Berard.

Além disso, Berard ressaltou que se tivesse a chance de mostrar que o videogame pudesse mesmo aprimorar essa funções cognitivas, talvez toda a sociedade, pudesse mudar seu pensamento em relação aos games e passasse a enxerga-los como algo benéfico.

O outro lado

Jogos de Videogame

Entretanto, não são em todas as vezes que o videogame pode ser considerado algo útil. Afinal, uma pesquisa feita por pesquisadores por profissionais da Universidade de Oxford chegou a conclusão que crianças que jogam games por mais do que aproximadamente 3 horas por dia são as que tem mais chance de se tornarem hiperativas, entraram em confusões e ainda demonstrar pouco interesse nas atividades de sua escola.

Mas, ao contrário do que muitas pessoas possam achar e até defender, o comportamento está bem mais ligado a quantia de tempo despedido em games e não em função do tipo do game escolhido. Jogos com muita violência, perseguição e sangue não tem possuem nenhuma ligação com condutas violentas, propensas a agressões físicas na vida real ou mesmo com a baixa das notas na escola ou mesmo na faculdade.

Enfim, na opinião dos pesquisadores cientistas, jogar videogame por, pelo menos, sessentas minutos todos os dias podem se tornar algo extremamente positivo para as crianças. Entretanto, a pratica ainda pode render benefícios para pessoas das mais variadas idades, já que passar algum tempo com jogos eletrônicos pode aliviar a carga de estresse depois de um dia complicado no trabalho e ainda melhorar o humor. Desta forma, o tempo sugerido para as crianças pode se tornar uma ótima medida para os adultos. Uma hora de jogando videogame pode também ser uma excepcional forma para se divertir para todas as idades. Só mantenha o bom senso e hábitos saudáveis.

Um Comentário

Adicionar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *